13 outubro 2012

E pra você que cresceu entre livros...

Boa noite pessoas!
E ai, tudo bem? Como foi o Dia das Crianças de vocês? Tiveram aquele momento nostálgico único desse dia?
Eu tive...

Se não bastassem as fotos de facebook eu e minha irmã ficamos muito tempo lembrando dos velhos tempos. Ah,como eram bons! Foi então que resolvi fazer um breve (ou não) post sobre a minha infância. Não das inúmeras histórias, mas dos livros que lia e dos amigos maravilhosos que fiz dentro dos livros
Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos.                                                                                                                           - Carlos Ruiz Zafón

Não me lembro do primeiro livro que li. Não tenho nem ideia de qual foi, mas o que importa mesmo é que, em casa, sempre me incentivaram a ler.


Desde pequenininha meu pai me motivou, liamos o mesmo livro pra poder ficar discutindo e apostando quem era o real culpado ou como as personagens se livrariam daquela enrascada. Algumas vezes liamos em voz alta pra treinar minha dicção e pronúncia, creio que boa parte da minha facilidade em falar se deve a isto...



Enfim, eu não era de contos de fadas, preferia histórias de aventura ou mistério, que tinham mais sangue... Meus preferidos eram os da coleção Vaga-Lume. Se não li todos ficaram faltando poucos. Os de mistério eram os que mais me prendiam, mas a coletânea de aventura era impecável! Amava todos. 



Títulos como O Escaravelho do Diabo, Enigma na Televisão, Açúcar Amargo, Um Cadáver Ouve Rádio, A Ilha Perdida, Barcos de Papel, Éramos Seis, Aventuras de Xisto, Gigante de Botas, são impossíveis de esquecer! Tenho a maioria até hoje na minha estante... (Se tiver interesse, tem a lista completa dos volumes da coleção aqui)




Também gostava de outras séries como O Cachorrinho Samba, Bolhas de Sabão, Barquinho Amarelo, Sitio do Pica Pau Amarelo e outros livros avulsos, como O Estranho Caso do Dr. Pimenta, A Mina de Ouro, Mary Poppins, As Viagens de Guliver, 20 mil Léguas Submarinas... Gostava tanto desses livros que nada me intrigava mais do que ver um de meus amigos dizendo que não gostava de ler...


Perdi a conta das vezes que minha professora de português tinha que buscar livros noutra escola porque eu já tinha lido todos os da minha. Ah como eu me orgulhava disso... Devorava um atras do outro. Até que chegou uma época em que o sebo que eu frequentava não tinha títulos infantis que eu não tivesse lido e a situação ficou crítica.



Nesse ponto da minha infância meu papai já estava surtando por ter que comprar tanto livro pra mim. Era mais de um por semana e como meus irmãos mais novos não gostavam de ler e a pilha só crescia. Ele precisava de algum que fosse me entreter por mais tempo! 



Nessa vã esperança conheci minha paixão: Harry Potter. Tinha oito anos quando comecei a série e cresci junto às personagens, amadureci à medida que elas amadureciam. Aos 10 anos eu já tinha fã clube, dava "aulinhas" sobre Harry Potter, trocava figurinhas e, esperava ansiosamente pelo próximo volume ser lançado. Vivi aquilo como se fosse tão real que brincava que estava em Hogwarts e acreditava de verdade em magia. Inclusive chorei quando minha carta não chegou...



Até hoje releio sempre que tenho tempo sobrando e admiro e agradeço profundamente à J.K. Rowling. Harry Potter foi o impulso que eu precisava para me apaixonar por literatura. A partir dele comecei a pesquisar mais autores, mais livros, mais possibilidades de compra e até mais gêneros, apesar de que a fantástica se tornou, de longe, meu preferido.



Alguns de meus amigos também, de tanto me ouvirem falar, começaram a ler a série e hoje em dia nós trocamos livros de toda espécie, afinal, eles também aprenderam a gostar de ler! Acho isso simplesmente maravilhoso e acredito que todo tipo de leitura é válido, de mangás e HQ's à Odisséia. 



O importante é que cada dia mais pessoas estejam lendo, descobrindo coisas novas, incitando a imaginação e a consciência crítica! Que mais crianças criem gosto pelas palavras e seus charmes... Vai que um dia abrimos os olhos e nos vemos num mundo onde a melhor arma é um argumento, não uma daquelas que dispara balas.

De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes. Leia, e seu silêncio ganhará voz.
- Martha  Medeiros
E então, quais foram os livros que inseriram vocês nesse surpreendente mundo da leitura? De onde veio o principal estímulo? Sou uma pessoa curiosa, portanto, deixe sua resposta na caixinha de comentários, vou adorar ler respondê-la.
Espero que tenham gostado.

Beijos.

3 comentários:

  1. Eu gostava muito de ler livros de misterio, daqueloe que "voce que resolve" como os da Turma dos Tigres. Fui no embalo e fizemos (Eu, sr. Lucas Martins e sr. Patrick sempre na lanterninha kk) competição de leitura dos livros da biblioteca da escola, o q nos fez achar que ja tinhamos lido todos os livros de la kk
    Depois fui ganhando alguns livros de aventura, lendo uns aqui e acola, gostando de alguns indicados pela escola (como Os Sofrimentos do jovem Werther) e abandonando outros (como Boca de Chafariz, aquele maldito).
    Hoje tenho como serie favorita Rangers - A ordem dos aqueiros, a qual recomendo a todos!

    Beijos,
    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Li vários livros da Vaga-Lume também além de muitos outros. Minha mãe sempre me incentivou a ler muito. :)
    Ainda não li Harry Potter, acredita? Mas comprei a coleção este mês. Quando foi lançado eu estava num período louco de estudo, namoro, baladas então não me interessei muito, mas lerei em breve.
    Lindo seu blog. Estou seguindo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Putz, Vaga-Lume marcou época...ou melhor, épocas! Mudei para o plural depois de perceber que tenho quase 09 anos a mais do que a criadora do blog! hahah

    Aí, LucasGZech, caso você ainda curta mistério, recomendo os livros da Agatha Christie. Crimes de difícil solução que te deixam intrigado até as últimas páginas.

    ResponderExcluir

Hey, bem vindo (a)! Obrigada por passar por aqui. Fique a vontade para deixar sua opinião, a caixa de comentários é logo ai embaixo e ela não morde... Eu acho...