29 agosto 2012

E do mundo perdido da MPB: Tiê

Hey pessoas! Tudo bem? Espero que sim...
            Antes de ir ao que interessa, comecei a ler Cinquenta Tons de Cinza hoje... Logo logo teremos resenha! Podem comemorar, eu deixo!

            Enfim, vamos à que viemos!

            Vim falar pra vocês de uma menina, ou melhor, mulher, maravilhosa. Talvez vocês não a conheçam, mas com certeza já ouviram alguma musica dela vez ou outra. Dona de uma das vozes mais doces da atual musica brasileira, lhes apresento Tiê Gasparinetti Biral.


A menina com nome de passarinho nascida em março de 1980 em São Paulo agora é cantora, mas já foi modelo, atuou em um comercial, cursou relações publicas e inclusive já foi dona de um Café. Teve seu primeiro álbum (Sweet Jardim) lançado em 2009 com a colaboração de muitos músicos independentes de Sampa e até de Toquinho! Olha que digníssima!


  Se você leu o “Quem escreve” ali do lado viu que sou uma adepta do gosto pela poesia. Isto explica boa parte da razão pela qual gosto e estou lhes apresentando Tiê. Além de fluírem com facilidade as letras vem carregadas de significado e, isso é uma das coisas que mais me fascina na música em geral... Ela trata o universo amoroso e as relações pessoais de forma singular, abordando-os em sons agridoces.

Sabe aquela história de que menos é mais? Então, essa é Tiê com suas músicas de tons leves e recheados de arranjos delicados com semelhanças ao estilo folk. É difícil não se identificar com alguns trechinhos. Eu, por exemplo, com meu excesso de sensibilidade a músicas bonitinhas, não consigo evitar de emocionar ouvindo A Bailarina e O Astronauta... Sim, é bobeira, mas a historia é tão triste gente...

Já havia um tempo que ouvia Tiê quando sentada na sala vendo novela com a mamãe começa a tocar Piscar o Olho na novela “Cheias de Charme”. A surpresa foi grande e satisfatória. É uma das minhas preferidas! Duvido que você também não vai se apaixonar! Confere aí embaixo o video desta e de algumas outras que eu gosto muito:


 

Aquela triste, que falei pra vocês, é essa aqui:


  E, pra finalizar, a minha preferida:



Por mim vocês poderiam fazer o download de todas, mas serei mais legal e lhes aconselharei mais algumas das que mais gosto: Te valorizo, Passarinho, Dois, Entregue-se, Le Pont e sua versão de Desculpe o Auê. São todas lindinhas e poéticas.

Espero que tenham gostado. Acho tão importante valorizar essa nossa cultura brasileira... Ela é tão rica... Se gostaram deem uma olhadinha em outras musicas, tenho uma lista de reprodução de "mpb" mais recente que talvez lhes agrade: AQUI

 Enfim, beijinhos e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, bem vindo (a)! Obrigada por passar por aqui. Fique a vontade para deixar sua opinião, a caixa de comentários é logo ai embaixo e ela não morde... Eu acho...