27 agosto 2012

[Resenha] A Culpa é das Estrelas



            “Alguns infinitos são maiores que outros”

Nome oficial: The Fault in Our Stars
Editora: Intrínseca
Autor: John Green
Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante, o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. Um livro sobre a alegria e a tragédia que é viver.

Sublime, encantador, sutil, brutal e filosófico.

Terminei o livro aos prantos e concordando em gênero, número, grau ou qualquer outra classe sintática com a citação do Markus Zusak: "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais". É impossível não se encantar com a narrativa de John Green, tampouco não se identificar com as personagens criadas por ele, tão humanas e sujeitas ao erro que poderiam ser qualquer um de nós.
Não é um livro essencialmente sobre o câncer. É um livro sobre como as pessoas que o vivem lidam com ele e os resultados disso. A história se desenvolve ao redor de dois jovens, Augustus Waters e Hazel Grace. Adolescentes, como quaisquer outros, cheios de dúvidas acerca do mundo, da vida e da morte, a qual tratam como inevitável e próxima, muitas vezes fazendo piadas.
Hazel, a narradora da história, não luta contra o câncer, se o câncer é feito a partir dela mesma, como ela citou no livro, então ela luta contra uma parte dela mesma. Gostaria de viver sozinha no seu mundo para nao machucar ninguém, tem o sonho de conhecer o autor de seu livro favorito, anda para todo lado acompanhada de Filipe - seu balão de oxigênio - e frequenta o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, onde conhece Augustus, a reviravolta de toda história de amor. É uma pessoa sarcástica, forte, encantadora...
Sei que vou ler muitos livros pela frente, mas creio que não vou esquecer do Gus. Hazel é uma personagem encantadora, mas Augustus é muito cativante. De uma forma indescritível. Cheio de metáforas, inteligente, sedutor, dono de um sorriso torto maravilhoso e de uma prótese. Gus teve sua perna amputada devido ao osteossarcoma (saiba mais aqui), mas isso não o impede de ver a vida como uma montanha russa que vai sempre pra cima, nem de sonhar com deixar sua marca nesse mundo.

O que mais me deixou encantada no romance não foi a situação das personagens, nem as reflexoes (que são realmente boas de serem feitas), mas a simplicidade com a qual Green conseguiu lidar e representar as relações entre as pessoas. Os dramas não são exagerados ou minimizados. São bem representados tanto em momentos de sofrimento quanto naqueles de dor. Tão bem representados que lembrar de alguns me dá um aperto no peito...

Quando peguei o livro pra ler (obrigada Bárbara, por me emprestar) tinha medo de que o romance fosse forçado àquele nível: a menina não consegue viver sem o menino e eles precisam ser felizes para sempre, mas como tinham câncer, se um morresse o outro entraria em depressão e morreria também. Mas, John Green não decepcionou! O romance foi sutil e arrasador, assim como o livro por inteiro. É incrível imaginar como, no meio de tudo que lhes acontecia, eles conseguiram se apaixonar... Ai ai...
Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.
 - Augustus Waters
Um trecho de uma resenha do blog Lá No Cafofo descreveu bem: "Talvez, não fosse o câncer, essa história seria mais uma de primeiros amores, frios na barriga, a alegria e o temor de todas as descobertas. Mas a doença, esse coadjuvante indesejado, adicionou pitadas de sarcasmo e humor negro ao amor de Hazel e Gus. E essa é a parte que, por incrível que pareça, faz a gente rir. E se identificar, porque amores são universais, afinal de contas."

Eles se ajudam, se entendem, se complementam de uma forma singular. E os diálogos entre eles? Divertidíssimos. Impossível não rir (ou chorar). É uma história de amor sobre o amor! Não sobre a necessidade de amar e ser amado... É amor na sua essência, na forma mais singela...
A história como um todo é instigante e te prende. Green narra de acordo com a situação, seja ela de desespero ou suavidade, o que me fez gostar ainda mais. Devorei o livro em duas noites e fico aqui com remorso pensando que deveria ter lido mais pausadamente pra aproveitar melhor cada cena. 
Se você ainda não leu A Culpa é das Estrelas, só uma dica: leia! E sinta o livro pulsando, porque ele tem vida... E uma vida que precisa ser compartilhada. Gastar seu Desejo em ir pra Disney é usá-lo levianamente, mas em ACDE não é perda de tempo, ok?

Leia o primeiro capítulo aqui, e:
 a) corra até a livraria mais próxima pra comprar o seu
 ou  
b) ache aquela pessoa fofissima pra te emprestar o dela *-*

PS: Gente, essa foi minha primeira resenha, então, perdoem qualquer erro ou coisa assim. Deixem a opiniao de vocês e me ajudem a escrever melhores :D

5 comentários:

  1. Oi Juli (de novo!)

    Olha, gostei bastante da sua resenha, sinceramente. Tá bem escrita, de maneira direta e simples, e se eu já não tivesse lido, iria colocar na minha lista de 'quero-ler'. Foi muito bem pra primeira resenha! :)

    Um beijo, sucesso e continue assim. Tá no caminho certo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! E fiquei com vontade de ler, sério.
    E acho, girassol, que com essa resenha deu pra estrear o blog com "Post" de ouro!
    Também gostei muito de como você deu a sua opinião muito bem e até profissionalmente, e o melhor, me fez ficar querer ler o livro a ponto de ficar com água na boca! (ou nos olhos, em todos os sentidos da expressão)
    Eu amei os detalhes, enfeites e coisinhas do blog! Tá, tá, não mais do que amo essa menina aí do lado que é apaixonada por poesia, por dois "ursinhos" de pelúcia de espécies um tanto quanto antagônicas e por que não por um menino aí que dizer ser viciado em jogos?
    Tá, parei de te encher... Aqui.

    Beijos, de seu Admirador Nada Secreto :P

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha foi tocante. Me deu ainda mais vontade de ler o livro. Me arrependo de não ter comprado-o na bienal. Ai que vontade louca de lê-lo *-*
    Juh, seu blog ta LINDO!!!! Que lay mais foto, que escrita mais doce ♥ vc é uma querida. Sempre passarei por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Oiii! Eu gostei muito dessa resenha! Eu comprei o livro e acho que vai ser ele o próximo!rsrsrs..gostei bastante do seu blog!
    beijoss e continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  5. Oiii! Eu gostei muito dessa resenha! Eu comprei o livro e acho que vai ser ele o próximo!rsrsrs..gostei bastante do seu blog!
    beijoss e continue escrevendo.

    ResponderExcluir

Hey, bem vindo (a)! Obrigada por passar por aqui. Fique a vontade para deixar sua opinião, a caixa de comentários é logo ai embaixo e ela não morde... Eu acho...